segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Crítica do dia!

SKYLINE - A INVASÃO (EUA, 2010).
Direção: Colin e Greg Strause.
Com: Eric Balfour, Donald Faison, David Zayas, Scottie Thompson, Brittany Daniel, Crystal Reed. 94 min.
   Filmes com a temática 'extraterrestres atacam a Terra' produzem, geralmente, resultados interessantes. Infelizmente, não é o caso deste SKYLINE. Aqui, como de costume em produções do gênero, a trama é simples: um grupo de amigos resistindo às ofensivas alienígenas; os efeitos especiais, por sua vez, são complexos e dignos de nota - a HYDRAULX, empresa responsável pela parte digital (e da qual são sócios os irmãos Strause), colaborou, por exemplo, com os blockbusters 'O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON' e 'AVATAR'. Porém, nem só de tecnicismo vive o Cinema: direcionando todas as atenções para o apuro gráfico-visual - pra ter-se uma idéia, o filme foi rodado num condomínio onde mora um dos diretores, tamanha era a preocupação em priorizar os custos com efeitos -, SKYLINE relega componentes cinematográficas vitais. Uma destas, claro, é o roteiro. E, por desprezar este item tão precioso, SKYLINE sucumbe.
   A sequência de abertura, na qual as misteriosas luzes azuis 'caem' sobre Los Angeles é instigante e auspiciosa; a excitação, no entanto, é efêmera: logo em seguida, tudo parece não passar de uma grande futilidade. Os personagens são completamente desprovidos de qualquer histórico e isto inviabiliza a identificação do público com os mesmos. Resultado: Se Jarrod (Eric Balfour, o Marcos Mion ianque)  vier a falecer, por exemplo, você não dará a mínima.
   Com um orçamento de 10 milhões de dólares, SKYLINE foi um fracasso de bilheteria, e, nos EUA, sequer foi exibido para a crítica especializada. Para finalizar, uma paráfrase do cartaz acima: 'Don´t Watch!'.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário