quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Crítica do dia!

EVOCANDO ESPÍRITOS (The Haunting in Connecticut, 2009, EUA).
Direção: Peter Cornwell.
Com: Virginia Madsen, Kyle Gallner, Elias Koteas, Amanda Crew, Martin Donovan. 102 min.
   O casal Ed e Lorraine Warren (ele, demonólogo; ela, parapsicóloga) é bastante conhecido no 'ramo sobrenatural': estiveram envolvidos, por exemplo, no polêmico caso de Amityville. Na segunda metade da década de 80, a dupla de caça-fantasmas foi acionada pela família Snedeker, que alegava estar sendo alvo de perseguições fantasmagóricas - as controversas repercussões renderam um livro (intitulado 'In a Dark Place: The Story of a True Haunting' e de autoria do escritor Ray Garton) e vários documentários; num deles, inclusive, há um vídeo interessante contendo 'evidências' das manifestações do além na residência dos Snedeker: entre outras coisas, assistimos a uma mesa e cadeira moverem-se 'sozinhas'.
   Este EVOCANDO ESPÍRITOS é, digamos, uma adaptação light das supostas aberrações presenciadas pelos Snedeker - levando em conta os relatos da família, os espectros os procuravam, muitas vezes, com a intenção de perpetrar relações sexuais (já imaginou?) - aqui, porém, os fantasmas são frígidos. Motivo? Nem Freud explica. Ademais, o único indício de preocupação do roteiro em fazer o espectador compreender algo plenamente, é subliminar: a explicação para o fato do garoto doente Matt (Kyle Gallner) vislumbrar o além seria, na verdade, consequência de seu estado físico - doentes terminais teriam, supostamente, mais facilidade para enxergar espíritos. Aliás, diga-se, o personagem Matt é o fio condutor da trama: por sua causa, a família Campbell (os nomes foram trocados) muda-se para a casa maligna; além disso, o rapaz experimenta vários êxtases mediúnicos que, como era de se esperar, serão indispensáveis para a (tentativa de) compreensão das bizarrices.
   Repleto de sustos convencionais, EVOCANDO ESPÍRITOS consegue, no entanto, realizar uma façanha: provocar um inenarrável aborrecimento no espectador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário