domingo, 24 de fevereiro de 2013

Crítica do dia!

DURO DE MATAR - UM BOM DIA PARA MORRER (A Good Day to Die Hard, EUA, 2013).
Direção: John Moore.
Com: Bruce Willis, Jai Courtney, Sebastian Koch, Yuliya Snigir, Mary Elizabeth Winstead. 104 min.
   Juntamente com Roger Murtaugh e Martin Riggs, o policial nova-iorquino John McClane é o mais icônico personagem dos filmes de ação. No entanto, ao longo dos seus respectivos filmes, os referidos homens-da-lei tiveram desenvolvimentos bem diferentes. Em Máquina Mortífera, tanto o original como as sequências foram dirigidas pelo mesmo cineasta: Richard Donner. Em Duro de Matar, apenas dois dos cinco filmes foram orquestrados por um mesmo diretor - no caso, John McTiernan, processado em 2010 pela justiça americana sob a acusação de contratação de um conhecido detetive particular para a violação do sigilo telefônico de um produtor de Rollerball. Ademais, Riggs e Murtaugh realmente sofrem com os limites impostos pela idade avançada, algo bastante discutido no quarto filme da franquia. McClane, porém, segue curso análogo ao de Benjamin Button: inicialmente, mais frágil e suscetível a escoriações, tiros e explosões, para, em seguida, alcançar uma posição de absoluta indestrutibilidade. E toda essa pompa do personagem - já demonstrada no 4.0 - em nada contribui para a elevação dos níveis de tensão tão presentes nos três primeiros filmes da série.
   Apesar da 'troca de cadeiras' do primeiro Die Hard para o segundo, muitas coisas boas foram preservadas: a ambientação claustrofóbica, a sensacional trilha sonora, a sagacidade de McClane. Em Duro de Matar - A Vingança, McTiernan retorna e amplia o campo de ação - uma inteligente mudança de argumento para afastar a franquia do lugar-comum. Funcionou. Há quem discorde, mas A Vingança tem duas das mais bem sacadas cenas de ação de toda a pentalogia - as excepcionais sequências do Harlem e aquela em que McClane detona os bandidos no elevador. Em 4.0, a série perdeu toda a sua essência. Mesmo com a filha sob a posse de terroristas, McClane mantinha a pose, seguro e cheio de si - uma postura absolutamente contrastante, por exemplo, com a preocupação manifestada com a esposa, quando a mesma encontrava-se em um avião controlado por militares corruptos. Mais: a experiência, por assim dizer, havia feito de McClane um ser capaz de executar as mais inacreditáveis peripécias - alçar um táxi contra um helicóptero, afinal, não é para qualquer um; sobreviver ao ataque de um caça, muito menos.
   O título é muito bacana. ´A Good Day to Die Hard` soa bem, não? Mas, infelizmente, é uma das poucas coisas boas neste DURO DE MATAR - UM BOM DIA PARA MORRER. Após tomar conhecimento da prisão do filho (Jai Courtney) na Rússia, McClane decide atravessar o oceano para ajudá-lo e acaba se envolvendo num complexo plano da CIA. O enredo chinfrim até prende a atenção do espectador por alguns minutos, mas, ao direcionar McClane para um plano secundário, tendo em vista que a ação gira em torno da competência do filho, o negócio desanda. É de uma tristeza inenarrável ver o personagem praticamente suplicar por um envolvimento maior na trama. A inteligência de McClane agora é dispensada para o descarregamento de armas automáticas, uma vez que, quando o roteiro decide implementar algum 'projeto' de suspense, a simples frase ´Aí tem coisa.` resolve. Visualmente, a perseguição inicial é muito bem orquestrada, mas, para efeito de credibilidade junto ao público, pouco verossímil. O desfecho do filme então... A computação gráfica nada (ou pouco) tem a ver com Duro de Matar - a começar pelo próprio protagonista e sua total falta de familiaridade com tecnologia.
   Duro de Matar inspirou e até hoje influencia o jeito de fazer filmes de ação (já ouviram falar de Duro de Matar na Casa Branca?!), e, mesmo com Bruce Willis garantindo o prosseguimento da franquia, sugiro, com muito pesar, que hoje seja um bom dia para que a mesma morra.








   

Um comentário:

  1. Olá Isaac,

    Sou leitor do Peru no Cinema e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Peru no Cinema.

    Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Peru no Cinema.

    Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

    Um abraço,

    Marcos
    www.cinematotal.com
    marcos@cinematotal.com

    ResponderExcluir